Escala de Comportamento Social para Pré-Escola e Jardim da Infância (PBKS)
Originalmente produzida nos Estados Unidos (Preschool and Kindergarten Behavior Scale, PKBS; Merrell, 2003), é parte de um conjunto de escalas de avaliação do comportamento social de pré-escolares entre três a seis anos de idade, com 34 itens de habilidades sociais e 42 de problemas de comportamento, avaliados quanto a frequência (de Nunca=0 a Frequentemente=3). Na adaptação brasileira (Dias, Freitas e Del Prette, 2009), aferida junto a pais e professores de 143 crianças de ambos os sexos, a análise fatorial indicou uma estrutura de três fatores para a escala de habilidades sociais (Cooperação Social, Independência Social e Interação Social) e dois fatores de comportamentos problemáticos (Externalizantes e Internalizantes), que explicaram, respectivamente, 45,38% e 42,12% da variância dos dados. Os indicadores de consistência interna foram satisfatórios para as escalas, variando de 0,79 a 0,95.
Dias, T. P., Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Validação da escala de comportamentos sociais de pré-escolares para o Brasil. Psicologia em Estudo (Maringá), 16(3), 447-457.
Inventário de Habilidades de Enfrentamento Antecipatório para a Abstinência de Álcool e Outras Drogas (IDHEA-AD).
Instrumento de autorrelato, com 30 itens, que avaliam o repertório de habilidades de enfrentamento antecipatório em indivíduos acima de 18 anos, em tratamento voluntário para Transtorno por Uso de Substâncias. Produz um escore geral de 30 itens (α=0.88) e três escores fatoriais: (F1, α=0,89) Assertividade e planejamento para situações de alto risco de consumo de substâncias; (F2, α=0.83) Expressão emocional de sentimentos positivos para a manutenção da abstinência; e (F3, α=77) Autocontrole emocional em situações adversas. Possui evidências satisfatórias de precisão e de validade de conteúdo, de estrutura interna, convergência por construto relacionado (autoeficácia para a abstinência) e critério concorrente (com nível de envolvimento com a substância e tempo de abstinência). A aplicação, individual, dura em média 20 minutos e a correção é realizada pela soma das pontuações fatoriais, com interpretação por percentis e dados normativos de acordo com o tipo de substância consumida, o tempo de abstinência e o tipo de tratamento.
Sá, L. G. C., Olaz, F. O., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Initial psychometric properties of the Inventory of Anticipatory Coping Skills for Abstinence from Alcohol and Other Drugs. Avaliação Psicológica, 16(2), 176-186.
Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Pais (IHSE-Pais, Del Prete & Del Prette, 2013)
Inventário de autorrelato com 60 itens que descrevem comportamentos sociais de pais na relação com os filhos (Del Prette & Del Prette, 2013a). Os itens são avaliados pelos pais em escala Likert – Nunca ou Quase Nunca (0) a Sempre ou Quase Sempre (4) e foram elaborados a partir do Sistema de Categorias de Habilidades Sociais Educativas, proposto por Del Prette e Del Prette (2008). Propriedades psicométricas preliminares (Del Prette & Del Prette, 2013a), aferidas em uma amostra de 433 genitores (25% pais e 75% mães) de filhos entre 2 e 17 anos, produziram um escore total (α=0,957) e cinco escores fatoriais: (F1 α=0,936) Estabelecer limites, corrigir, controlar; (F2 α=0,883) Demonstrar afeto e atenção; (F3, α=0,851); Conversar/dialoga; (F4, α=0,791) Induzir disciplina; (F5, α=0,748) Organizar condições educativas. (Nota: O instrumento foi utilizado em vários estudos já publicados).
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2013). Inventário de habilidades Sociais Educativas – versão
Pais (IHSE-Pais): Relatório disponível em https://institutodelprette.com.br/inventario-de-habilidades-sociais-educativas-para-pais-ihse-pais-del-prete-del-prette-2013/
Inventário de Habilidades Assertivas (IHA)
É um instrumento de autorrelato de habilidades assertivas avaliadas funcionalmente em termos de frequência, nível de desconforto (eventos privados), eventos antecedentes (variáveis situacionais de cada item, incluindo autorregras) e eventos consequentes (alcance dos objetivos e avaliação social. Foi validado em uma amostra de mulheres com idade acima de 18 anos, inseridas no mercado de trabalho. Apresenta uma folha de rosto de instruções e uma folha de 16 itens adaptados do IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001). Ao lado de cada item são apresentadas cinco colunas com os seguintes indicadores: frequência, desconforto, efetividade, adequação social e adequação pessoal. A resposta para frequência e efetividade é registrada em escala tipo Likert de proporção (0-2 a 9-10 vezes em 10 situações desse tipo) e para desconforto (0=Nenhum, a 4=Muitíssimo). Para adequação social, a escala varia de -2=Reprova muito a 2=Aprova muito; para adequação pessoal da própria resposta assertiva, considerando os ganhos e perdas decorrentes da mesma, também escala tipo Likert (-2=Muito inadequada a 2=Muito adequada). A análise fatorial exploratória dos dados desse instrumento (Teixeira, 2015), conduzida com base no indicador de frequência, produziu um fator único, com consistência interna de 0,82.
Teixeira, C. M. (2015). Assertividade: escala multimodal e caracterização do repertório de mulheres inseridas no mercado de trabalho. Tese de doutorado, Universidade Federal do São Carlos, SP.
Inventário de Habilidades Sociais para Idosos (IHSI)
Considerando a ausência de um instrumento de habilidades sociais específico para idosos, os objetivos deste estudo foram obter e validar uma estrutura própria de itens e fatores para o Inventário de Habilidades Sociais para idosos (IHSI-Del-Prette). Os participantes foram 616 pessoas entre 60 e 94 anos, de diversos níveis socioeconômicos. Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e avaliação da confiabilidade composta. O IHSI-Del-Prette é composto por 20 itens (χ2/gl = 1.406, CFI = 0.912, RMSEA = 0.037, SRMR = 0.0563) organizados em quatro fatores: Assertividade; Conversação e desenvoltura social; Abordagem afetivo-sexual, com confiabilidade composta entre 0.70 e 0.80. O IHSI-Del-Prette possibilita uma avaliação precisa, com contribuições para pesquisa, avaliação e intervenção relacionadas à saúde mental em idosos.
Braz, A. C., Fontaine, A. M. G. V., Del Prette, A., & Del Prette, Z.A. P. (2020). Social skills inventory for the elderly: an instrument for use in Brazil. Revista da SPAGESP, 21(2), 7-22.
Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Professores Universitários (IHSE-PU-Prof)
Instrumento de autorrelato para autoavaliação de professores universitários em habilidades sociais educativas (Del Prette & Del Prette, 2017c). A versão inicial compunha-se de 64 itens construídos a partir dos estudos e instrumentos anteriores dos autores sobre habilidades sociais educativas, análise da literatura sobre ensino superior e concepções interativas sobre ensino e aprendizagem associados a desenvolvimento adulto. Estudos psicométricos preliminares com 405 respondentes retiveram 42 itens com alta consistência interna (α=0,928) e uma estrutura de quatro fatores também com boa consistência interna: (F1, α=0,845); Assertividade e Manejo de disciplina; (F2, α=0,788); Afetividade e diálogo; (F3, α=0,881) Mediação reflexiva e liderança; (F4, α=0,836) Autocontrole e gestão de conflitos. (Nota: Instrumento tomado como referência para a versão estudante, parcialmente publicada).
Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Professores Universitários – versão estudante (IHSE-PU-Aluno)
Instrumento em que estudantes universitários avaliam as habilidades sociais educativas de seus professores (Vieira-Santos, 2019; Vieira-Santos, Del Prette, & Del Prette, 2018). elaborado a partir da adaptação dos itens do IHSE-PU-Prof (De Prette & Del Prette, 2017c). Com base no modelo de medida formativo, foram retidos 49 itens, que se organizaram em cinco dimensões: Aprovar e valorizar os comportamentos dos alunos; Expor, explicar e avaliar de maneira interativa; Cultivar afetividade, apoio e bom humor; Reprovar comportamentos indesejáveis dos alunos; Orientar atividades Essa estrutura apresentou bons índices de ajuste (X2 = 3645.23, p<0,001, df= 941, X2 ajustado = 3.87, RMSR = 0.03). Na modelagem de caminho (Partial Least Squares Path Modeling – PLS-PM, Sanchez, 2013) evidenciou uma dimensão de ordem superior (coeficiente de determinação R2=1.00, redundância média = 0.644, GoF = 0.803) denominada de habilidades sociais educativas.
Vieira-Santos, J., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Inventário de Habilidades Sociais Educativas do Professor Universitário – versão aluno (IHSE-PU-Aluno): dados preliminares. Avaliação Psicológica, 17(2), 260–70.
Inventário de Habilidades Sociais para Familiares Cuidadores de Pacientes Psiquiátricos (IHS-FCPP)
Trata-se de um Inventário de autorrelato com 24 itens que descrevem e avaliam o enfrentamento às situações críticas por cuidadores familiares de pacientes psiquiátricos. A análise psicométrica agrupou os itens em três fatores que foram definidos como: F1: HS Assertivas e de Supervisão Educacional; F2: HS de Suporte emocional; F3: HS de Afetividade e Empatia
Lima, D. C. (2019). Inventário de Habilidades Sociais para Familiares Cuidadores de Pacientes Psiquiátricos (IHS-FCPP): construção e análises psicométricas preliminares. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Orientadora: Profa. Dra. Zilda A. P. Del Prette.