Este é o quarto livro do Grupo de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional que, desde 1989, vêm se reunindo nos Simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Esta obra reúne, em dez capítulos, as contribuições dos participantes do VIII Simpósio da ANPEPP, ocorrido em Serra Negra de 24 a 27 de maio de 2000.
Em seu conjunto, os capítulos apresentam uma concepção de Psicologia Escolar/Educacional que se assenta no compromisso com a função social da escola enquanto agência formadora de uma visão de mundo e de um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem, de forma integrada, contribuir para a saúde e a qualidade de vida. Principais temas tratados:
· mudanças de paradigmas, eficácia ou função social da escola,
· prática profissional do psicólogo e formação de professores/educadores,
· articulação teoria-prática-pesquisa e atuação do psicólogo
· LDB, reestruturação curricular, relações escola-família-comunidade,
· habilidades sociais, relações interpessoais, desenvolvimento socioemocional,
· criatividade,aprendizagem-subjetividade, evasão-repetência,
· fatores de risco e de proteção no desenvolvimento,
· cidadania, marginalização cultural-econômica,
· crianças/adolescentes em situação de rua, trabalho infanto-juvenil,
Esta obra se destina a alunos e professores de Psicologia e Educação bem como ao público em geral interessado em conhecer propostas educacionais que visam ampliar a efetividade do processo de ensino e a relevância dos objetivos e produtos da escola necessária para os novos tempos.
ÍNDICE GERAL
APRESENTAÇÃO
SOBRE OS AUTORES
PARTE 1 – A TEORIA, A PESQUISA E A PRÁTICA NA INTERFACE PSICOLOGIA-EDUCAÇÃO
1 – Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar – Raquel Lobo Guzzo
2 – O psicólogo escolar e os impasses da educação: Implicações da(s) teoria(s) na atuação profissional – Sandra Francesca Conte de Almeida
3 – O psicólogo escolar e a educação: Uma prática em questão – Maria Regina Maluf
PARTE 2 – PARA ALÉM DOS OBJETIVOS E PRÁTICAS TRADICIONAIS DA ESCOLA
4 – Modelos interpretativos da criatividade e alternativas de atuação psicossocioeducativa – Maria Helena Novaes
5 – La interrelación entre investigación psicológica y práctica educativa: Un análisis crítico a partir del campo de la creatividad – Albertina Mitjáns Martínez
6 – Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar educacional – Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette
PARTE 3 – PARA ALÉM DO ALUNO PADRÃO: O DESAFIO DOS EXCLUÍDOS
7 – Trabalho infanto-juvenil: Impacto sobre a educação através de índices de evasão e repetência escolares – Herculano Campos; Magda Dimenstein; Rosângela Francischini
8 – A escola, a rua e a criança em desenvolvimento – Sílvia Helena Koller
9 – Significações de professores sobre a escola: O caso de uma escola pública em um assentamento habitacional no Distrito Federal – Tânia Maria de Freitas Rossi
10 – Análise de uma experiência de parceria inter-institucional em saúde do adolescente: Possibilidades, limites e implicações para a pesquisa – Ana Cecília de Sousa Bastos, Darci Neves Santos, Mirela Santos Figueiredo e Miriã Ramos Alcântara.