Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática

Detalhes do livro

Este livro apresenta os principais avanços na área do Treinamento de Habilidades Sociais para crianças e jovens. Apresenta conceitos, metodologia e uma análise das sete principais classes de habilidades sociais na infância, cada uma delas acompanhadas de propostas de atividades vivenciais para a sua promoção.

Além do foco nas habilidades sociais, o livro aborda temas importantes para a terapia infantil e as práticas educativas com crianças. O livro constitui material de interesse de todos os que trabalham com crianças, desde o psicólogo (principalmente clínico e escolar) até professores e pais.

ÍNDICE RESUMIDO

Apresentação

Primeira parte – visão geral e conceitos básicos

  1. Importância das habilidades sociais na infância
  2. Base conceitual da área das habilidades sociais
  3. Habilidades sociais relevantes na infância
  4. A aprendizagem de habilidades sociais na infância

Segunda parte – programa de habilidades sociais na infância

  1. Planejamento do programa de treinamento de habilidades sociais
  2. Vivências em habilidades sociais para crianças

Terceira parte – habilidades sociais relevantes: análise e intervenção

  1. Autocontrole e expressividade emocional
  2. Habilidades de civilidade
  3. Empatia
  4. Assertividade
  5. Solução de problemas interpessoais
  6. Fazer amizades
  7. Habilidades sociais acadêmicas

Referências bibliográficas

plugins premium WordPress
×

Política de Cookies. Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade.