Este livro apresenta os principais avanços na área do Treinamento de Habilidades Sociais para crianças e jovens. Apresenta conceitos, metodologia e uma análise das sete principais classes de habilidades sociais na infância, cada uma delas acompanhadas de propostas de atividades vivenciais para a sua promoção.
Além do foco nas habilidades sociais, o livro aborda temas importantes para a terapia infantil e as práticas educativas com crianças. O livro constitui material de interesse de todos os que trabalham com crianças, desde o psicólogo (principalmente clínico e escolar) até professores e pais.
ÍNDICE RESUMIDO
Apresentação
Primeira parte – visão geral e conceitos básicos
- Importância das habilidades sociais na infância
- Base conceitual da área das habilidades sociais
- Habilidades sociais relevantes na infância
- A aprendizagem de habilidades sociais na infância
Segunda parte – programa de habilidades sociais na infância
- Planejamento do programa de treinamento de habilidades sociais
- Vivências em habilidades sociais para crianças
Terceira parte – habilidades sociais relevantes: análise e intervenção
- Autocontrole e expressividade emocional
- Habilidades de civilidade
- Empatia
- Assertividade
- Solução de problemas interpessoais
- Fazer amizades
- Habilidades sociais acadêmicas