Lista de Espera
Pós-Graduação em
Habilidades Sociais
Del Prette

O Programa de Pós-Graduação em Habilidades Sociais, em nível de Especialização, foi desenvolvido com o objetivo de formar psicólogos(as) capazes de planejar, conduzir e avaliar atendimentos grupais e individuais de promoção de competência social e habilidades sociais, para atender à crescente demanda por especialistas neste campo.

As Habilidades Sociais, requeridas para interações bem-sucedidas, vêm sendo consideradas como fator protetivo de desenvolvimento humano, da saúde, da qualidade de vida e longevidade; no lado oposto, as dificuldades  interpessoais são reconhecidas como fatores de risco para problemas e transtornos psicológicos.

Coincidindo com esse interesse, observa-se, nas duas últimas décadas, um movimento crescente do campo teórico, prático e de pesquisa de Habilidades Sociais em nosso país, ainda tão carente de psicólogos formados e especializados nesta área. Trata-se de uma demanda cada vez mais presente nos diversos setores de atuação do psicólogo, especialmente em clínica, saúde, educação e comunidade.

A proposta da Especialização em Habilidades Sociais é fornecer o suporte necessário para os profissionais de Psicologia atenderem, com maior segurança, embasamento científico e efetividade prática, as pessoas que precisam superar dificuldades interpessoais ou que buscam seu desenvolvimento socioemocional. Para possibilitar uma formação completa de alta qualidade, este curso reúne todo o conhecimento teórico e prático, acumulado nos últimos quarenta anos sobre Habilidades Sociais e Competência Social, pela Coordenadora e Facilitadora Professora Dra. Zilda Del Prette.

A Especialização em Habilidades Sociais está didaticamente organizado para promover em uma espiral de aperfeiçoamento profissional, os três pilares da formação no campo das habilidades sociais: (I) a fundamentação teórica que orienta e justifica as decisões sobre as práticas nessa área; (II) as  informações e conhecimentos essenciais sobre procedimentos, técnicas e recursos para o treinamento de habilidades sociais e a promoção dos demais requisitos de Competência Social; (III) as orientações práticas para o planejamento, condução, avaliação e aperfeiçoamento de programas de promoção de Habilidades Sociais e Competência Social, em formato grupal e em formato individual.

Coordenação:

ZILDA AP. P. DEL PRETTE

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Doutora em Psicologia  Experimental e Pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia.

Link do curriculo lattes

Conteúdo Programático

  1. Bases históricas do campo da Competência Social e Habilidades Sociais.
  2. Competência Social e Habilidades Sociais, abordagens conceituais, definições, portfólios, papéis sociais, cultura.
  3. Importância da CS&HS na proteção à saúde e ao desenvolvimento.
  4. Como os déficits de CS&HS estão associados a transtornos psicológicos e problemas de personalidade?
  1. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: da infância à terceira idade.
  2. Comunicação Corporal e Paralinguística (CCP), definições, componentes e exemplos práticos.
  3. Automonitoria e regulação das interações, feedback, solução de problemas.
  4. Conversação (iniciar, manter, encerrar) e amizades.
  5. Expressão de amor e outros afetos positivos, empatia.
  6. Assertividade-passividade-assertividade, pensar assertivo, direitos interpessoais, manejo de raiva, recusar pedidos, manejar críticas, pedir mudança de comportamento, concordar/discordar etc.
  1. Fundamentos da avaliação de CS&HS.
  2. Procedimentos, instrumentos e recursos de avaliação.
  3. Apresentação de inventários de HS.
  4. Como utilizar e o que extrair dos inventários de habilidades sociais e outros recursos de avaliação.
  1. Questões gerais sobre treinamento versus promoção de CS&HS.
  2. Procedimentos e técnicas cognitivas.
  3. Procedimentos e técnicas comportamentais: Análise do comportamento aplicada a promoção de CS&HS
  4. Recursos multimídia e outros para promover CS&HS, técnicas e procedimentos associados.
  5. Método vivencial, o que é, por que usar, como usar, procedimentos e técnicas associados.
  6. Estratégias e técnicas de promoção de habilidades sociais por pais, professores e terapeutas, habilidades sociais terapeúticas.
  1. Como planejar programa individual e grupal – educativos e terapêuticos – de CS&HS.
  2. Como conduzir programas individuais e grupais de CS&.
  3. Como implementar a promoção de CS&HS, monitorando processos e resultados de sua prática.
  1. Revise o processo e os procedimentos utilizados.
  2. Revise os resultados pretendidos x obtidos.
  3. Revise a sua atuação e habilidades sociais terapêuticas e educativas.
  1. Possibilidades de atuação no campo da CS&HS.
  2. Ilustração de práticas na promoção de CS&HS para diferentes problemas e clientelas.

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