Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Social Competence at School: Effectiveness of a Teaching at Distance Program for Teachers. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3239. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3239. Versão para download em português no Instituto Del Prette.
Estudo experimental para promover habilidades sociais (HS) e habilidades sociais educativas (HSE) mostrou impacto significativo sobre essas habilidades dos professores do grupo experimental (que receberam a formação e foram avaliados antes-depois) mas não do grupo de espera (apenas avaliados antes-depois).
Mas um dado adicional importante agregou validade social ao estudo: os alunos (também avaliados antes-depois) daqueles dos professores que receberam a formação melhoraram nos indicadores de desenvolvimento socioemocional (DSE). Mas isso não ocorreu com os alunos dos professores do grupo de espera.
Por que esse dado surpreende? Porque esses resultados ocorreram antes da formação específica em planejamento e condução de programas de DSE para os alunos
Quer saber mais sobre HS e as HSE para educadores? Veja nosso CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO