Curso de Habilidades Sociais para Educadores

Este curso é destinado a você, professora e professor do Ensino Fundamental e Médio, gestores, psicopedagogos, psicólogos escolares e demais profissionais que atuam na formação de educadores. O curso visa promover o desenvolvimento pessoal/interpessoal do professor e ampliar a sua competência social pedagógica em habilidades sociais educativas e estratégias interativas de ensino para atuar como mediador efetivo na promoção do desenvolvimento interpessoal e socioemocional dos seus alunos, em articulação com a aprendizagem acadêmica.

Para isso, adota-se uma noção de ENSINO-APRENDIZAGEM-DESENVOLVIMENTO como condição para integrar a aprendizagem acadêmica dos alunos a conhecimentos, habilidades, ética e valores para a vida conforme preconizado pela BNCC (2016). Defende-se o papel mediador do professor, enquanto agente e modelo do desenvolvimento socioemocional dos alunos na escola.

Este curso foi testado em estudo experimental que evidenciou a viabilidade e o impacto positivo das condições de ensino ora disponibilizadas, tanto sobre a competência social pedagógica dos professores como sobre indicadores do desenvolvimento socioemocional dos alunos (ver artigo Del Prette & Del Prette, 2022)

O Curso se situa na interface Psicologia-Educação e tem como base as formulações pedagógicas atuais e a teoria, pesquisa e prática do campo das Habilidades Sociais e Competência Social, aqui aplicadas à educação escolar e formação de professores.

As condições de ensino incluem farto material hipermídia, com vídeos instrucionais, motivacionais e ilustrativos, a maioria produzidos especialmente para este curso, além de ilustrações com esquemas, imagens, músicas e um diferencial importante e único: as Atividades Virtuais de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma grande quantidade de atividades voltadas para a análise, reflexão e prática de habilidades sociais educativas e estratégias de ensino-aprendizagem-desenvolvimento na interação do professor com os alunos. A maioria das AVAs contém links para vídeos interativos, com questões corrigidas no sistema e com imediato dos acertos. Outras AVAs envolvem a orientação de atividades práticas para ampliar o aproveitamento e a aprendizagem na atividade educativa.

Coordenação:

ZILDA AP. P. DEL PRETTE

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Doutora em Psicologia  Experimental e Pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia.

Link do curriculo lattes

O curso está dividido em cinco módulos brevemente abordados a seguir:

Apresenta as bases histórico-conceituais e a importância do campo das habilidades sociais, passando para o foco principal que é promover o desenvolvimento pessoal/interpessoal do professor, para que possa experimentar diretamente o impacto das habilidades sociais em sua qualidade de vida na família, no trabalho, com amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos.

Apresenta as habilidades sociais relevantes na infância, juntamente com os demais requisitos da competência social (valores, autoconhecimento, autocontrole/automonitoria, consciência social etc.), com propostas de análise e reflexão sobre esses requisitos e sua articulação com a aprendizagem acadêmica, apresentação das condições de ensino relevantes para promovê-los e procedimentos para avaliar e monitorar as aquisições dos alunos. Também aborda a questão dos comportamentos indesejáveis, que competem com a aprendizagem escolar, e os desafios das necessidades educativas especiais de alunos incluídos na escola regular.

Discute as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sua associação com a promoção da CS&HS dos alunos na escola em consonância com a noção geral de ensino-aprendizagem-desenvolvimento como base para a atuação do professor, a importância do professor planejar, conduzir e mediar Interações Sociais Educativas (ISE) com e entre os alunos, destacando e ilustrando a sua Competência Social Profissional em habilidades sociais educativas (HSE). Apresenta a diversidade de HSEs requeridas nessa mediação, particularmente as de ouvir, perguntar e estimular, de diferentes maneiras a participação dos alunos, instigando-lhes níveis mais elevados de processamento cognitivo, afetivo e interpessoal nessas atividades.

É o mais longo e central do curso. Após orientar a avaliação da CS&HS dos alunos, focaliza procedimentos, técnicas e recursos que o professor pode utilizar para promovê-las com destaque para o desempenho de HSE: (1) HSE DE SUPORTE EMOCIONAL E EDUCATIVO orientando o professor para que observe, identifique e estimule a expressividade emocional e empática dos alunos, ensine empatia e expressividade aos alunos, ajude-os a reconhecer e a lidar com diferentes sentimentos e emoções e medeie interações entre os alunos relacionadas à expressividade emocional; (2) HSE DE VALORIZAR OS COMPORTAMENTOS DOS SEUS ALUNOS, ESPECIALMENTE POR MEIO DE APROVAÇÃO E FEEDBACK, indispensáveis no processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento, o fortalecimento da autoestima e a motivação dos alunos para aprender, apresentando diferentes formas de valorização e feedback e de estratégias para mediá-las entre os alunos; (3) HSE DE MANEJO DE DISCIPLINA “POSITIVA”, com propostas práticas para prevenir e combater problemas de comportamento que interferem na aprendizagem e desenvolvimento e para lidar com a questão da (in)disciplina de modo a promover simultaneamente o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos;. (4) HSE na parceria escola-família-comunidade, apresentando-se possibilidades e alternativas para concretizar essa parceria, destacando sua importância para concretizar as competências gerais da BNCC; (5) HSE NA PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING, com alternativas para reconhecer ocorrência, causas e consequências do bullying sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos e propostas de estratégias para prevenir e combater o bullying, com destaque para o ensino de habilidades sociais dos alunos para torná-los seus parceiros nessa empreitada.

Visa promover a autonomia do professor para conduzir programa de desenvolvimento socioemocional em sala de aula, com objetivos delineados de acordo com as necessidades específicas dos alunos, com orientações para o planejamento, implementação e avaliação do programa para sua turma de alunos e para o uso do Portal de Recursos, com atividades, vídeos, mensagens, textos etc., que o professor pode selecionar e adaptar a suas atividades de sala de aula.

Visa promover a autonomia do professor para conduzir programa de desenvolvimento socioemocional em sala de aula, com objetivos delineados de acordo com as necessidades específicas dos alunos, com orientações para o planejamento, implementação e avaliação do programa para sua turma de alunos e para o uso do Portal de Recursos, com atividades, vídeos, mensagens, textos etc., que o professor pode selecionar e adaptar a suas atividades de sala de aula.

Afinal, quem é Zilda Del Prette?

Dra. Zilda Del Prette é apaixonada pelo comportamento humano, Pos-doc em Psicologia das Habilidades Sociais (EUA), Mestre e Doutora em Psicologia, com histórico de pesquisadora do CNPq (nosso reconhecido Conselho Nacional de Pesquisa) e professora universitária com mais de 40 anos de experiência e uma trajetória focada em Habilidades Sociais e Relações Interpessoais.

Fundadora e ex-coordenadora (junto com Almir Del Prette de 2000 a 2020) do Grupo de Trabalho em Habilidades Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem 29 livros publicados, incluindo 06 manuais de testes, publicou 209 artigos em periódicos especializados, 445 trabalhos em anais de eventos, 75 capítulos de livros.

Seu maior objetivo no momento é disseminar para o maior número de pessoas o conhecimento que adquiriu em toda a sua história de pesquisa e prática em Habilidades Sociais e com isso te ajudar a aprimorar e ampliar sua prática profissional com segurança e autoridade no campo das Habilidades Sociais.

Ao permanecer nesta página, você concorda com nossa Política de Privacidade incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

© Instituto Del Prette | CNPJ: 52.152.655/0001-89 | Todos os direitos reservados. Copyright 2024.

plugins premium WordPress

Você está quase lá! Falta pouco para finalizar!

86%

Preencha o formulário para se inscrever na comunidade

Popup_CMD_INS

Ao informar seus dados e seguir para a próxima etapa, você automaticamente concorda com nossa política de privacidade.

Política de Cookies. Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade.

×