Dias, T. P., & Prette, Z. A. P. D. (2022). Evaluation of self-monitoring in pre-schools with different social repertories. Paidéia (ribeirão Preto), 32, e3218. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3218 Faça download no Instituto Del Prette.
A automonitoria é um processo inerente a interações sociais bem-sucedidas. Ela inclui habilidades de descrever o próprio comportamento, reagir a demandas de interação social, prever consequências e regular o próprio comportamento para atingir objetivos desejados na interação.
Dificuldades em automonitoria estão teoricamente relacionadas a problemas de comportamento e déficits em habilidades sociais. Para testar isso, foram avaliadas 53 crianças (5-6 anos), de ambos os sexos e de escolas públicas, avaliados por seus pais e professores com o Recurso Ilustrativo de Automonitoria (RIA).
Os resultados indicaram associação positiva da automonitoria com habilidades sociais e associação negativa com comportamentos-problema internalizantes, mostrando a importância de promover habilidades sociais e automonitoria desde a mais tenra idade.
Quer saber mais sobre habilidades sociais na infância? E sobre o RIA?
Veja nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS PARA PSICÓLOGOS!