A automonitoria na primeira infância pode prevenir problemas de comportamento?

Dias, T. P., & Prette, Z. A. P. D. (2022). Evaluation of self-monitoring in pre-schools with different social repertories. Paidéia (ribeirão Preto)32, e3218. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3218 Faça download no Instituto Del Prette.

A automonitoria é um processo inerente a interações sociais bem-sucedidas. Ela inclui habilidades de descrever o próprio comportamento, reagir a demandas de interação social, prever consequências e regular o próprio comportamento para atingir objetivos desejados na interação.

Dificuldades em automonitoria estão teoricamente relacionadas a problemas de comportamento e déficits em habilidades sociais. Para testar isso, foram avaliadas 53 crianças (5-6 anos), de ambos os sexos e de escolas públicas, avaliados por seus pais e professores com o Recurso Ilustrativo de Automonitoria (RIA). 

Os resultados indicaram associação positiva da automonitoria com habilidades sociais e associação negativa com comportamentos-problema internalizantes, mostrando a importância de promover habilidades sociais e automonitoria desde a mais tenra idade.  

Quer saber mais sobre habilidades sociais na infância? E sobre o RIA?

Veja nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS PARA PSICÓLOGOS!

plugins premium WordPress

Você está quase lá! Falta pouco para finalizar!

86%

Preencha o formulário para se inscrever na comunidade

Ao informar seus dados e seguir para a próxima etapa, você automaticamente concorda com nossa política de privacidade.

Política de Cookies. Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade.

×