Del Prette, A. & Del Prette, A. (2024) Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Professores (IHSE-Prof): Manual. São Paulo:Hogrefe
Veja vídeo no YT https://youtu.be/Ity2YYFSMiM?feature=shared
SOBRE O IHSE-PROF E ESTE MANUAL
As interações sociais educativas (ISE) de sala de aula vêm sendo crescentemente reconhecidas como base para o ensino ativo e interativo, crucial para maior realização acadêmica e desenvolvimento socioemocional dos alunos conforme preconizado pela atual política educacional (BNCC). Para conduzir ISEs, o educador deve atuar como mediador efetivo, o que requer muitas habilidades sociais educativas (HSE).
O IHSE-Prof é um inovador instrumento de avaliação de HSE desenvolvido no Brasil e já amplamente utilizado em práticas e pesquisas. É composto por 45 itens que descrevem comportamentos sociais requeridos na relação entre professor e aluno, tanto para o processo de aprendizagem acadêmica como de desenvolvimento socioemocional dos alunos.
O manual está dividido em três partes: (1) Introdução (da contextualização da política educacional e da formação de professores até a fundamentação teórica das habilidades sociais no contexto educacional); (2) Foco na competência social profissional e, mais especificamente, na competência social pedagógica dos professores, importância da avaliação das HSE e estudos que embasaram esta nova versão do IHSE-Prof; (3) Apresentação da escala e orientações para sua aplicação, apuração e interpretação, indicando possibilidades de intervenção em termos de formação continuada de professores. Nesta parte, são apresentados os indicadores de precisão e validade do IHSE-Prof e as tabelas normativas para orientar a identificação de déficits de habilidades sociais educativas e, dessa forma, os focos relevantes da formação do professor.
Está em andamento a organização da aplicação e apuração online para facilitar o uso do IHSE-Prof. Trata-se de um instrumento muito útil para pesquisadores e profissionais envolvidos na formação de professores e na busca de melhor qualidade e efetividade dos processos de ensino-aprendizagem e de promoção do desenvolvimento socioemocional.